Modesta Proposta Gourmet (2015)

peça curta em um ato

MODESTA PROPOSTA - Gourmet, é uma peca curta inédita da Cia EnvieZada.

Uma adaptacão do texto homonimo (MODESTA PROPOSTA - para evitar que as criancas pobres da Irlanda se tornarem um fardo para seus pais ou para seu País, e para torná-las benéficas ao público / de 1729), incrivelmente atual para os dias de hoje em nosso Mundo, de Jonathan Swift, considerado o maior dos satiristas de todos os tempos.

A lógica das situacões extremas pode ser um formidável instrumento de revelacão e descoberta. A cena reproduz um pequeno programa de variedades onde um Chef renomado da cidade expõe a sua proposta durante a feitura de um prato utilizando um raro tipo de carne. Um excêntrico, que descola da realidade essa situacão extrema, com a sugestão de solucões malucas, afim de fazer aparecer como problema, como transitório e como incomodo aquilo que usamos tomar como normal, permanente e aceitável.

O texto é uma corrosiva paródia e, ao mesmo tempo, uma crítica arrasadora dirigida tanto à insensibilidade humana perante a calamidade social quanto ao comportamento da população.

“Bem vindo ao mundo do horrores!

Convocamos todos para a liberdade de pensar.

Pensar pelo avesso, já que o mundo está direitinho

demais para estar certo.”

Stay featured or remove this badge.